3.9.24

Poeta, Escritora e Atriz Daniella Peneluppi

 



DRT de jornalista: 58148-SP

DRT de Atriz – 21602-SP

Aquariana do dia 25 de janeiro, nasceu no verão brasileiro do Vale do Paraíba, em São José dos Campos. Terras de Cassiano Ricardo e muita tecnologia. Formada em Artes Cênicas, Educação Artística e Letra recebeu diversos prêmios de poesia. Seu livro "Desmergulho" foi premiado em Recife e em Genebra participando do Salão do livro em Genebra/2017. Hoje é membro da Academia Joseense de Letras, ocupando a cadeira 24, tendo como Patronesse a grande escritora Clarice Lispector. Em 2019 recebeu menção honrosa e ainda o prêmio Caneta de Ouro da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA). Na Flim/2019 lançou sua mais nova obra, o livro de poemas Tempo de Vento-Poesia em Movimento. Em 2021 recebeu prêmio de trajetória literária e lança LuarAzul.



A poetiza, escritora e Atriz tem sua estreia como poeta autoral nos Cds de coletâneas poéticas “República das Letras-2004” e “Cidade das Palavras-2005”, mas começou a escrever ainda na infância e participa de saraus e teatros desde 1996.  Em 2006 participa do show “Musique e Poesias”. Em 2007 realiza o Sarau “Café com Palavras”, encerrando o FESTIVALE. Em 2008 seu poema Desmergulho premiada pela UniVap. Em 2009 tem sua primeira obra como dramaturga encenada, onde também assina a direção do espetáculo “Brinquedos de Amyra’. Foi Conselheira Tutelar (2010 a 2013) e participa do Off-fest Literatura off-Line, no Festival de Literatura da Mantiqueira. Em 2010 lança no Festival da Mantiqueira seu primeiro livro de título "Desmergulho". Em 2011, com a segunda edição do livro, participa de Feiras Literárias, Papo com o autor e Bienal do Livro. Em 2012 participa da FLIP e OFFLIP-RJ. Em 2013 ingressa na Academia Joseense de Letras, cadeira de nº 24, tendo como patronesse Clarice Lispector. Em 2014 é selecionada para a concorrida CLIPE, Curso Livre de Preparação do Escritor, criado em 2013 pela Casa das Rosas/Centro de Apoio ao Escritor- CAE. Termina o projeto semanas antes de sua filha nascer. Em 2014 materna. Em 2015 participa da mesa “Inquietude e Atrevimento na Criação Literária”, da 3ª Festa do Livro de Santos e ainda no mesmo ano da Semana do Livro Nacional Letras do Vale, mesa “Inquietude e Atrevimento na Criação Literária”. Em 2016 “o livro Desmergulho ganha o II Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros, categoria ‘‘Poesias”, prêmio que recebe em Recife. Em 2017, abril, seu livro Desmergulho participa da Feira Literária de Genebra. Em Setembro faz medição na FLIM 2017, mesa Fora da Caixa – Poesia e Trans linguagem. Em Outubro realiza Leitura dramática do Texto A Dona da Historia, de João Falcão e passa a escrever o Blog Desmergulho para o Jornal OVale. Em março de 2018 foi classificada pela comissão do  Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2018, em 17 lugar, entre 2.744 poetas de todo o Brasil. Em maio recebe o premio "Poesia Agora”, com o poema Entrelaço. Faz mediação da Festa Lítero-Musical 2018, setembro,  mesa Entrelinha, com o tema: O Silêncio de Virgulas.  
Em outubro de 2018 realiza a Intervenção Cassiano Itinerante- Fragmentos que se juntam, com direção de Claudio Mendel e em novembro de 2018 participando da Semana Cassiano Ricardo e ainda do sarau Versantes-in-versos. Lança livro com o coletivo de mulheres- Flóreo. Em dezembro ingressa como dramaturgista no coletivo Alcateia, projeto embrionário do SESC, que resulta em performance encenada com direção Monsalú no SESC e no noites em processo da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Em maio de 2019 estreia espetáculo de criação coletiva da Cia. A Blau quer falar o espetáculo “Uma Historia Sobre Nós”, tendo como dramaturga Flora Bussonato. Lança a obra Tempo de Vento - Poesia em Movimento na Flim/2019 e participa da mesa 
Vozes - relação dialógica entre eu, tu, eles. Recebe prêmio de menção honrosa da 2ª edição do Prêmio Febacla de Criação em Verso e Prosa da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e da Academia Teixeirense de Letras (ATL). Em 2020 recebe do 4º Concurso Internacional de Poesias - Prêmio Cecília Meireles- Revista Literária Inversos, poema “Banhado de Cassiano Ricardo”. Em 8 de março, deste ano, participa do Entrelinhas: Poéticas Femininas, no Parque Vicentina Aranha. Participa das Antologias Poéticas  Espelho e Alma 2020 - Academia de Letras, Além do Terra Além do Céu - Editora CHIADO e  Poetizando o Pantanal. Recebe ainda em 2021 PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM LITERATURA ProAC LAB. Como atriz são diversos os trabalhos. (ver currículo de atriz). Em 2023 estreia o espetáculo Retaliações, com a Cia da Entropia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário